
Poucos Híbridos Plug-in São Carregados, Entenda o Porquê
Recentemente, um estudo realizado pelo INL (Laboratório Nacional de Idaho) revelou uma estatística surpreendente: apenas cerca de 20% dos proprietários de veículos híbridos plug-in (PHEVs) estão realmente carregando seus veículos na tomada regularmente. Aparentemente, a maioria dos motoristas opta por usar apenas o motor a combustão, matando assim a proposta ecológica desses veículos.
Por Que Isso Está Acontecendo?
Vários fatores contribuem para esse fenômeno intrigante. Em uma pesquisa complementar realizada pela AAA (American Automobile Association), verificou-se que 40% dos proprietários de PHEVs citaram a falta de infraestrutura de carregamento adequada como a principal razão para não carregarem seus carros regularmente. Além disso, 35% dos entrevistados mencionaram que a logística de encontrar e usar pontos de carregamento era simplesmente muito incômoda.
Infraestrutura de Carregamento Insuficiente
A principal queixa dos proprietários de PHEVs é a falta de infraestrutura de carregamento confiável e acessível. Até hoje, muitos países ainda não possuem uma quantidade suficiente de estações de carregamento público. Nos locais onde elas existem, frequentemente estão ocupadas ou fora de serviço.
Dados sobre Infraestrutura
- Nos EUA, existem aproximadamente 100.000 estações de carregamento para mais de 1 milhão de veículos elétricos e híbridos.
- No Brasil, esse número é ainda menor, com cerca de 1.500 estações de carregamento em todo o território nacional.
Isso faz com que muitos motoristas dependam quase exclusivamente de carregadores domésticos, que, na maioria das vezes, não são suficientes para atender às necessidades diárias de um veículo híbrido plug-in.
A Logística do Carregamento
A logística envolvida no carregamento de um PHEV também desencoraja muitos motoristas. Diferente de veículos totalmente a gasolina, os PHEVs exigem um tempo significativo para serem carregados, mesmo com carregadores rápidos. Além disso, encontrar um ponto de carregamento pode ser um desafio, especialmente em áreas rurais ou menos desenvolvidas.
Tempo de Carregamento:
- Carregamento completo em uma tomada doméstica (110V): 8-12 horas
- Carregamento em uma estação rápida (220V): 2-4 horas
Com esses tempos de carregamento, muitos motoristas preferem evitar o aborrecimento e depender do motor a combustão para suas necessidades diárias de viagem.
Custos Adicionais
Além da infraestrutura e da logística, os custos adicionais de instalação de uma estação de carregamento em casa também são um fator significativo. Adquirir e instalar um carregador de Nível 2 (220V) pode custar entre R$ 3.000 a R$ 7.000. Esse é um investimento que muitos proprietários de PHEVs não estão dispostos a fazer, especialmente se eles já pagaram um valor premium pelo próprio veículo.
Habituar-se ao Hábito do Carregamento
Finalmente, muitos motoristas ainda não se acostumaram a incluir o carregamento do carro em suas rotinas diárias. Diferente de abastecer um carro com gasolina, que leva apenas alguns minutos, o carregamento requer uma abordagem proativa e planeada. Esse é um hábito que pode levar algum tempo para se formar, e muitos motoristas simplesmente encontram mais fácil continuar usando combustível fóssil.
Mudança de Mentalidade:
- Adotar uma ‘mentalidade elétrica’
- Planejar viagens com antecedência